PUBLICIDADE

Preço dos remédios tem alta de 3,59% nos seis primeiros meses do ano

Preços de medicamentos encerraram primeiro semestre com alta de 3,59% | Pexels

Os preços dos medicamentos encerraram o primeiro semestre de 2025 com alta de 3,59%, segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com a empresa de tecnologia em saúde Bionexo. O índice ficou acima da inflação acumulada no mesmo período, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que fechou os seis primeiros meses do ano com 2,99%.

O estudo, que compõe o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), mostra que o maior avanço foi registrado no grupo de imunoterápicos, vacinas e antialérgicos, com aumento expressivo de 20,07% no período. Na sequência aparecem medicamentos voltados ao aparelho geniturinário (+5,55%), preparados hormonais (+5,51%), medicamentos para o sistema respiratório (+1,66%) e agentes antineoplásicos — usados em tratamentos contra o câncer — com alta de 1,63%.

De acordo com Bruno Oliva, economista e pesquisador da Fipe, o cenário já indicava uma acomodação dos preços por conta de fatores sazonais, mas o comportamento recente da economia também teve impacto.

“É possível mencionar o movimento de apreciação da moeda brasileira frente ao dólar americano nos últimos meses, bem como o arrefecimento de diversos preços no Brasil e no mundo”, explicou.

Considerando o acumulado dos últimos 12 meses encerrados em junho, o IPM-H aponta alta de 2,72%. Apesar do crescimento, o ritmo desacelerou em comparação aos 5,03% registrados até abril e aos 3,84% acumulados até maio.

A Fipe ressalta que o índice reflete os preços praticados na aquisição de medicamentos por hospitais públicos e privados, o que pode ter impacto direto sobre os custos do setor de saúde e, eventualmente, sobre os usuários finais, especialmente em tratamentos de alta complexidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS