PUBLICIDADE

Preço de apps como Uber e 99 cai 17,23% em janeiro após maior alta de 2025

12% dos motoristas de aplicativo têm ensino superior completo | Reprodução.

O transporte por aplicativos, como Uber e 99, registrou queda nos preços em janeiro, após ter sido o item com a maior alta no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2025.

Segundo os dados divulgados nesta terça-feira, 10, o serviço teve recuo de 17,23% no primeiro mês do ano, depois de uma alta de 13,79% registrada em dezembro. No ano passado, o valor das corridas subiu 56,08%, a maior variação histórica. Economistas atribuíram o aumento à introdução da tarifa dinâmica pelo IBGE, à alta demanda e aos custos operacionais dos motoristas.

Em janeiro, período de férias escolares, a demanda pelos serviços diminuiu, provocando a desaceleração dos preços nas principais capitais. Em São Paulo, o recuo foi de 17,18%, em Porto Alegre chegou a 22,22%, enquanto Salvador registrou a menor redução, de 10,99%.

A variação de preços segue a lógica das plataformas, que ajustam os valores conforme a oferta de motoristas e a demanda por viagens. Quando há muitos pedidos e poucos veículos disponíveis, os preços sobem. Com maior oferta de carros, os valores tendem a cair.

O recuo nos transportes por aplicativo acompanhou a redução de outros itens da categoria. A passagem aérea caiu 8,9%, enquanto a gasolina teve aumento de 2,06%. No mês, a inflação geral foi de 0,33%.

Em nota, a Amobitec, associação que representa empresas como Uber e 99, destacou que os preços das corridas são influenciados por fatores como distância, tempo, demanda local e estratégias comerciais. A entidade questionou a metodologia usada pelo IBGE e afirmou que não há informações detalhadas sobre quais empresas são consideradas na pesquisa nem sobre a participação de cada uma no cálculo.

Segundo a Amobitec, o impacto do transporte por aplicativo no IPCA em 2025 foi de apenas 0,13 ponto percentual, inferior a itens como energia residencial, com 0,48 ponto percentual, e plano de saúde, 0,26 ponto percentual.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS