PUBLICIDADE

Praça da Bandeira recebe ação de saúde com foco nas hepatites virais

Evento oferece vacinação, testagem rápida e orientação médica à população.

Nesta manhã, a Praça da Bandeira se tornou ponto de referência para cuidados com a saúde pública, ao sediar uma ação promovida pela Fundação Municipal de Saúde. A atividade faz parte da programação do “Julho Amarelo”, mês dedicado à conscientização e combate às hepatites virais.

A ação tem como objetivo ampliar o acesso da população à testagem rápida e à vacinação contra diferentes tipos de hepatite, além de oferecer testes para sífilis e HIV. Profissionais de saúde, incluindo médicos e enfermeiros, estão disponíveis para realizar atendimentos, orientar a população e aplicar vacinas.

“Estamos aqui hoje para complementar a campanha do mês das hepatites. É uma iniciativa fundamental, porque a hepatite é um problema de saúde pública no mundo inteiro”, explicou uma das organizadoras da ação. “A Organização Mundial da Saúde tem recomendado que a gente multiplique as ações de prevenção para reduzir os casos.”

Ela destacou que existem cinco tipos de hepatite, A, B, C, D e E, com diferentes formas de transmissão e tratamento. As hepatites B e C são consideradas mais graves devido à sua forma de transmissão (relações sexuais, uso de drogas injetáveis, entre outros) e ao tratamento mais prolongado. A boa notícia, segundo os especialistas, é que a hepatite B tem vacina disponível e a hepatite C, embora não tenha vacina, possui tratamento eficaz.

Já a hepatite A, que é transmitida por água e alimentos contaminados, pode ser prevenida com uma vacina altamente eficaz, aplicada no primeiro ano de vida. “Essa vacina protege a criança desde cedo e contribui para uma vida adulta mais saudável. A hepatite D e E, por sua vez, são menos comuns, mas também requerem atenção”, acrescentou.

Durante o evento, além da testagem, qualquer pessoa pode ser vacinada, independentemente da idade. “A vacina está disponível para todos, desde recém-nascidos até idosos com mais de 100 anos. Todos são bem-vindos”, reforçou.

A ação ocorre das 8h ao meio-dia e é aberta ao público. A recomendação é que as pessoas cheguem cedo para garantir atendimento.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS