
O Progressistas no Piauí já tem um plano de ação definido para as eleições de 2026. A estratégia do partido, segundo o ex-prefeito e líder político Joel Rodrigues, foca em três frentes principais: reeleger o senador Ciro Nogueira, consolidar o nome de Margarete Coelho como candidata ao Governo do Estado e fortalecer as chapas proporcionais para deputado federal e estadual.
“Temos metas claras. Queremos eleger de seis a sete deputados estaduais e manter o número de federais. Já estamos organizando as chapas e atraindo lideranças para garantir esse projeto”, afirmou Joel, em entrevista ao Portal Atualize.
A reeleição do senador Ciro Nogueira é considerada prioridade dentro do partido, mas Joel deixou claro que o Progressistas também está preparado para outro cenário: a possibilidade de Ciro ser chamado para compor uma chapa presidencial como vice-presidente da República.
“Se isso acontecer, o meu nome está à disposição como substituto imediato. Mas tudo será definido no tempo certo. O importante é mantermos a organização da oposição no Piauí”, disse Joel.
Margarete no Governo
Sobre o nome de Margarete Coelho como candidata ao Governo do Estado, Joel garantiu que a escolha está consolidada dentro do partido:
“Margarete é o nome da oposição. Temos uma estratégia definida, e ela representa muito bem o projeto do Progressistas para o Piauí.”
No entanto, ele também reconhece que o diálogo com outros partidos da oposição continua. O PL, por exemplo, apresenta o nome de Fábio Abreu (Maia Filho), e uma candidatura única ainda está sendo discutida. Mas o PP não descarta a possibilidade de duas candidaturas, se necessário.
Abertura a Temístocles
Questionado sobre a possível migração de Temístocles Filho para o campo da oposição, Joel foi enfático ao dizer que o PP está de portas abertas:
“Seria uma honra. Conheço Temístocles, sei da sua capacidade. Se ele quiser se juntar ao nosso grupo, terá espaço e respeito.”
Joel: o “coringa” do PP
Joel Rodrigues também falou sobre seu papel nas eleições. Segundo ele, pode atuar tanto como candidato quanto como articulador do grupo:
“Sou o coringa do Progressistas. Onde for necessário, estarei à disposição. Inclusive, já existe um convite formal para ser primeiro suplente do senador Ciro.”
Ao ser questionado se seu nome seria mais competitivo que o de Margarete, Joel respondeu com cautela:
“Cada eleição tem uma história. A Margarete é o nome que se apresentou e é nossa candidata. Meu papel é contribuir com o projeto maior, que é devolver ao Piauí uma gestão comprometida com resultados.”