
Como parte do Orçamento Participativo (OPA) do Governo do Estado do Piauí, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, o município de Parnaíba será mais uma vez beneficiado com o projeto de Policiamento Comunitário. A partir do dia 1º de fevereiro, o bairro Do Carmo e áreas adjacentes contarão com a atuação da Patrulha Cidadã, reforçando a segurança na região.
O projeto, com duração de um ano, busca uma atuação próxima à comunidade, promovendo reuniões para avaliação de pontos positivos e negativos, além de palestras sobre temas relevantes para os moradores. A proposta é garantir o equilíbrio entre a população, o ambiente e o respeito ao espaço coletivo.
De acordo com o coronel Renato Alves, a iniciativa tem como referência modelos de policiamento comunitário do Japão, Canadá e Colômbia. No litoral piauiense, a experiência já foi implementada em localidades como Tabuleiros Litorâneos, Baixa da Carnaúba e assentamento Cajueiro.
“ O policiamento comunitário tem um olhar preventivo e funciona como um trabalho conjunto, voltado para o cidadão. Nesse projeto, a polícia acolhe, cuida e está presente junto à população, promovendo ações educativas voltadas à segurança e a projetos sociais”, destaca o coronel.
Para essa nova etapa do projeto, 50 promotores de polícia comunitária foram qualificados, incluindo policiais militares, bombeiros, agentes da polícia ambiental e guardas municipais garantindo um trabalho integrado e efetivo para a segurança dos moradores de Parnaíba.