
Dois homens foram detidos na manhã desta quarta-feira (1º) em Teresina durante a Operação Remédio Amargo, realizada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). A ação teve como objetivo desarticular um esquema de receptação e comercialização de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene furtados no Maranhão.
Os detidos foram identificados como Francisco Machado, representante comercial, e Eric Nicolas Castro Silva, proprietário da rede de farmácias PopFarma. Segundo as investigações, os dois eram os principais responsáveis pelo esquema: Machado atuava como intermediário, transportando os produtos roubados para o Piauí, enquanto Eric Nicolas coordenava a venda dos itens em suas farmácias.
O delegado Laércio Evangelista, coordenador do Draco, informou que os produtos ilícitos foram encontrados em unidades da PopFarma nos bairros São Joaquim (zona Norte) e Parque Piauí (zona Sul) de Teresina.
Os suspeitos devem responder pelos crimes de associação criminosa e receptação qualificada, caracterizada pela comercialização estruturada e em larga escala de produtos roubados.
Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em farmácias e outros locais relacionados aos investigados, no Piauí e no Maranhão. A ação contou com o apoio da Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que auxiliaram na identificação da origem e da circulação dos produtos.