PUBLICIDADE

PM realiza mais de 11 mil abordagens na primeira quinzena da operação Todos Pelo Trânsito em Teresina

Operação Todos Pelo Trânsito reduz índices de mortes nas vias da capital.

A Polícia Militar do Piauí, por meio do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN), divulgou o balanço das ações da operação Todos Pelo Trânsito – Vida a Salvar, realizada entre os dias 2 e 15 de outubro na Grande Teresina. A iniciativa faz parte do esforço do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública, para reduzir acidentes e mortes nas vias piauienses.

Durante os primeiros quinze dias de operação, foram registradas 11.143 abordagens. Desse total, 4.883 envolveram motocicletas, 3.415 automóveis e 2.845 pessoas. As fiscalizações incluíram testes de alcoolemia, aplicados em 561 condutores. Entre eles, 62 apresentaram resultado positivo, 488 testaram negativo e 11 se recusaram a realizar o exame.

Os policiais contabilizaram 161 sinistros de trânsito. Em 48 deles, houve vítimas feridas; 68 resultaram apenas em danos materiais e 45 foram encerrados sem necessidade de novas ações. Além disso, dez veículos foram recuperados, sendo nove motocicletas e um carro. Também foi registrada uma ocorrência de adulteração de identificador veicular.

De acordo com o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, os resultados refletem o empenho da corporação em atuar de forma preventiva e integrada. Ele destacou que a operação representa um esforço coletivo da instituição e da sociedade para reduzir os índices de violência no trânsito. “Nosso objetivo é unir forças. O trânsito é um desafio que precisa da colaboração de todos. Cada vida poupada é uma vitória”, afirmou.

Os dados apontam uma redução significativa nas mortes no trânsito. Em agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, houve queda de 9% no estado e de 55,5% em Teresina. Em setembro, a redução chegou a 18% no Piauí e 58% na capital. Já na primeira quinzena de outubro, a diminuição foi de 40% no estado e 50% na capital.

O coronel destacou ainda que o trabalho segue alinhado às diretrizes do governador Rafael Fonteles e do secretário de Segurança, Chico Lucas. O foco é preservar vidas e promover um trânsito mais seguro. “Seguimos firmes nesse propósito. A meta é encerrar o mês com resultados ainda melhores, intensificando o policiamento nas áreas de maior risco”, acrescentou.

Reforço no policiamento de trânsito

O CPTRAN recebeu recentemente o reforço de mais de 200 novos policiais, oriundos da última turma formada pela Polícia Militar do Piauí. O aumento do efetivo faz parte da estratégia de fortalecimento das ações de fiscalização e de prevenção de acidentes em Teresina e região metropolitana.

A operação Todos Pelo Trânsito – Vida a Salvar seguirá durante todo o mês de outubro, com ações educativas, blitzes e abordagens em pontos estratégicos da capital e cidades vizinhas.

Ações educativas e fiscalizações marcam campanha pela vida no trânsito.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS