
Faleceu na manhã de sábado, 24 de maio de 2025, aos 85 anos, Miguel Ferreira Lima, popularmente conhecido como Miguel Trimilica, o mestre da tradicional dança do Maneiro Pau no município de Pio IX.
Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e não resistiu. A cidade amanheceu de luto com a perda de uma de suas maiores expressões culturais.
A missa de corpo presente será realizada neste domingo, 25 de maio, às 7h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio.
A missa de corpo presente de Miguel Ferreira Lima será realizada na manhã deste domingo, 25 de maio, às 7h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, em seguida o sepultamento será no Cemitério Jardim da Vida Inteira. Amigos, familiares e admiradores se reunirão para dar o último adeus a um homem que se tornou símbolo da cultura viva no munícipio.
O Departamento Municipal de Arte e Cultura de Pio IX prestou suas homenagens ao Mestre do Maneiro Pau, reunindo, com zelo e respeito, informações sobre sua trajetória de vida e seu legado. Veja na íntegra:
Miguel Ferreira Lima – O Mestre do Maneiro Pau
Miguel Ferreira Lima nasceu em 12 de maio de 1940, na cidade de Araripe – Ce, seus pais eram o agricultor e rezador (benzedor) Francisco Ferreira Lima e a dona de casa Tereza Maria dos Santos. Chegou ainda criança em Pio IX, quando jovem, casou-se com Maria Hilda de Lima com quem teve seis filhos: Célia Maria de Lima, Francisca Zélia de Lima, Francisco Miguel de Lima (conhecido por Neném, reside hoje em São Paulo), Francisca Raimunda de Lima, Francisco das Chagas de Lima (conhecido por Tonho, reside hoje em Belo Horizonte), Francisco Wandercleis de Lima (o professor Wandinho), ao todo, seu Miguel tinha 13 netos e 7 bisnetos.

Em busca de melhores instalações e condições para ofertar a sua família, seu Miguel residiu em várias comunidades da zona rural de Pio IX como: Cajazeiras, Jardim, Lagoa das Pombas, Cacimba de Cima e Baixa do Inácio. Residiu ainda por algum tempo em Tocantins e ao retornar para Pio IX, continuou a cuidar dos seus trabalhando em diversas atividades como: agricultor, pedreiro, servidor público (na função de zelador da Praça Central no governo municipal de Fausto Maia Arrais), ficando conhecido pela comercialização de deliciosas cocadas caseiras de gergelim.
Em 2017, perdeu Dona Maria sua companheira, ficando viúvo. Mas seguiu firme seu caminho com determinação sempre trabalhando e na companhia e auxílio de seus filhos e netos.
São muitas as histórias que seu Miguel Trimilica contava, gostava de prosear por onde passava, sempre gracioso, suas narrativas despertavam risos e gargalhadas naqueles que tiveram o prazer de ouvi-lo e compartilhar de suas vivências.
Em Pio IX, a transmissão do conhecimento através da oralidade tem sido ao longo dos tempos fundamental para resgate de memórias históricas, tradições e saberes, além de enriquecer a vida dos jovens e a sociedade como um todo. Aos mais velhos devemos respeito e gratidão, são eles depositários de uma vasta experiência de vida, que lhes permite transmitir conhecimentos valiosos para as gerações mais novas, como histórias, rituais, práticas ancestrais e lições de vida.
O senhor Miguel Trimilica contribuiu de forma prazerosa e relevante com a transmissão e preservação do Maneiro Pau, dança popular que aprendeu aos seis anos com o seu pai, na zona rural de Pio IX.
Em Pio IX, o Mestre Miguel Trimilica repassou tudo que aprendeu com seus ancestrais para as novas gerações, tornando-se o grande responsável pela manutenção dessa tradição, bem como na orientação de novos brincantes, através de um estudo e pesquisa realizado pela professora Rosilândia Melo em 2006 para o Encontro de Folguedos.
A partir daí, seu Miguel participou de diversos momentos do Maneiro Pau junto às escolas e eventos culturais do município.
Em 2008, através da Unidade Escolar Nossa Senhora do Patrocínio, o Maneiro Pau de Pio IX obteve o 1º lugar na premiação do III Festival Estudantil de Identidade Cultural do Piauí na capital do Estado – Teresina, pela originalidade da dança executada de forma impecável pelos alunos-brincantes. Devemos este prêmio e outros felizes momentos da nossa história e do nosso patrimônio à disposição e partilha da herança cultural por seu Miguel Trimilica.
Em 2022 seu Miguel Trimilica se encontrou novamente no Departamento de Arte e Cultura do Município com uma nova geração de estudantes com a participação de dois dos primeiros alunos da primeira geração de alunos orientados por ele, como a então professora Joseilda Melo e o coreógrafo Roberto Wendel para mais um trabalho com o Manêro Pau, ocasião em que foi composta uma nova letra, uma vez que a cantiga para dança dar abertura através da mesma melodia de se compor e abordar vários temas e os integrantes da dança em círculo, repetem o refrão e dançam movimentando os cacetes, sempre acompanhada por um batuque de pandeiro, triângulo e sanfona.
Em ocasião muito especial, do XX Encontro de Folguedos de Pio IX, que homenageou os bodegueiros do município com o tema: Bodegas de Pio IX: Um canto eterno no coração do lugar, seu Miguel orientou lindamente a apresentação neste ano.