PUBLICIDADE

Piauiense integra Top 10 da Expo Favela Brasil e participará de reality na TV Globo

Catiane Sousa entre os destaques da Expo Favela Brasil 2025.

A enfermeira e empreendedora Catiane Sousa, CEO da startup i9 Nursing, foi selecionada entre os dez destaques nacionais da Expo Favela Brasil 2025, realizada no fim de semana em São Paulo. A edição reuniu iniciativas de favelas de 14 estados, incluindo o Piauí. Com a classificação, ela garantiu vaga no reality “Expo Favela – O Desafio”, que será exibido pela TV Globo.

A i9 Nursing atua no desenvolvimento de soluções voltadas à prevenção de amputações em populações vulneráveis, especialmente pessoas pretas e de baixa renda. A proposta inclui o uso de um voucher social que permite acesso gratuito a serviços de podiatria, área considerada de difícil acesso para grande parte da população.

Catiane afirma que o reconhecimento nacional reflete o percurso de qualificação que vem sendo construído nos últimos anos. Em 2023, ela integrou o Top 10 da etapa piauiense da Expo Favela e alcançou o Top 25 nacional. Depois dessa experiência, revisou o modelo de negócios, participou de eventos na Europa e continuou recebendo apoio da CUFA Piauí, que a conectou à Investe Piauí por meio de parceria com o Governo do Estado e do SEBRAE.

Startup i9 Nursing representa o Piauí no Top 10 nacional.

Segundo a empreendedora, a reorganização da estratégia permitiu dar foco ao objetivo central da empresa: ampliar o acesso à prevenção. Ela destaca que a atuação da startup busca responder a um cenário recorrente de amputações evitáveis em comunidades periféricas.

Durante a Expo Favela Brasil, Catiane participou de rodadas de negócios com empresas e instituições como Banco do Brasil, Amazon, Apex e Mag Seguros. A exposição no evento é vista como uma oportunidade para atrair investimentos e acelerar o crescimento da i9 Nursing.

Para a CUFA Piauí, responsável pela etapa estadual, o resultado confirma o avanço do empreendedorismo de base comunitária no estado. O presidente da instituição, Valciãn Calixto, avalia que a presença piauiense no Top 10 reforça o impacto das ações de formação e apoio aos empreendedores locais. Ele também destaca que, em três edições, cerca de 200 iniciativas já passaram pelo programa no Piauí.

A Expo Favela Piauí contou com apoio da Equatorial Piauí por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura, além do Governo do Estado, da Secretaria de Cultura e de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Fábio Novo. Em 2024, o estado também esteve entre os destaques nacionais com a BCY Associação, iniciativa voltada ao desenvolvimento de óleo medicinal derivado da cannabis.

Segundo a CUFA, o evento tem contribuído para dar visibilidade a empreendedores de favelas e periferias, fortalecendo negócios e estimulando novas possibilidades econômicas nos territórios de base comunitária do estado.

Rodadas de negócios ampliam visibilidade da i9 Nursing.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS