O Piauí confirmou a terceira morte por dengue em 2025. A vítima mais recente é José Reis da Costa, conhecido como Zé de Abílio, de 65 anos, morador de Nazaré do Piauí. Ele faleceu no dia 7 de abril, após ser transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Floriano para o Hospital Regional Tibério Nunes. O óbito foi confirmado nesta segunda-feira (14) pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) .
Zé de Abílio era irmão do ex-prefeito de Nazaré, Nonato de Abílio, e figura conhecida na comunidade por sua atuação no campo e contribuição para a tradicional Festa do Vaqueiro. Em razão de sua morte, a Prefeitura de Nazaré decretou luto oficial.
Este é o segundo óbito por dengue registrado em Nazaré do Piauí neste ano. A primeira vítima foi Isabelle Felix Evangelista, de 12 anos, que faleceu em 28 de fevereiro no Hospital Tibério Nunes, em Floriano. A adolescente, que tinha anemia falciforme, foi a primeira morte confirmada por dengue no estado em 2025 .
O segundo óbito no estado ocorreu em Teresina. Um homem de 45 anos foi internado em um hospital particular da capital com sintomas como dores musculares, náuseas, vômitos e plaquetas reduzidas. Ele faleceu no dia 2 de abril .
De acordo com o boletim epidemiológico da Sesapi, até o momento, o estado contabiliza 2.935 casos prováveis de dengue, com 1.445 confirmações, sendo 10 classificados como graves.
A Sesapi reforça a importância da prevenção e do combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A população deve eliminar recipientes que possam acumular água parada e procurar atendimento médico ao apresentar sintomas como febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas na pele.