O Piauí registrou, nesta terça-feira (7), chuvas acima da média em diversas cidades das regiões Sudoeste e Centro-Norte. De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em algumas localidades o volume acumulado superou os 50 milímetros (mm) e causou alagamentos.
Vídeos gravados por populares na cidade de Valença do Piauí mostram uma rua tomada pela água da chuva. Já em São Raimundo Nonato, as imagens flagram carros e motocicletas ficaram quase submersos e pessoas tentando resgatar os veículos da área de inundação.
Segundo a climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Semarh, esse registro de chuvas mais intensas e acima da média são provocadas por dois sistemas meteorológicos que estão influenciando as condições do tempo no estado.
“Temos a alta da Bolívia, que é um anti ciclone que está ajudando essa umidade entrar nessa porção do Nordeste, e a Zona de Convergência do Atlântico Sul, que está empurrando essa umidade. Por isso, para as próximas 48 horas ainda são esperados volumes que podem superar os 40mm”, explicou.
A previsão é que nos próximos dias as chuvas também cheguem a Picos, Valença, Oeiras, Castelo, Teresina e cidades próximas.
“As chuvas que podem ultrapassar os 150 mm no recorte dos sete dias. É importante ressaltar que temos uma previsão de chuvas que estão mal especializadas, ou seja, pode chover em um ponto de um município e em outros não, e tem uma má regularidade também”, concluiu Sara Cardoso.
Cidade Verde