PUBLICIDADE

Piauí recebe exposição fotográfica sobre ancestralidade e diversidade piauiense; confira o itinerário

A exibição acontecerá em Oeiras, Amarante, Lagoa de São Francisco e Parnaíba

O Piauí receberá a partir deste mês a exposição fotográfica ‘Piauí Afropindorâmico’, focada na valorização das acestralidades e beleza da diversidade piauiense. A exibição terá início nesta terça-feira (4), em Oeiras-PI, e continuará em Amarante-PI, Lagoa de São Francisco-PI e Parnaíba-PI, encerrando em março de 2026.

A exposição é realizada pelo fotógrafo e cineasta Chico Rasta, com curadoria de Marcos Moraes. Serão reunidas 50 fotografias impressas e mais de 600 imagens em exibição virtual. Além disso, haverá ambientação sensorial que transporta o visitante por meio de sons, aromas, objetos, instrumentos ancestrais e até uma rede de tucum.

As ações destacam a força dos povos e comunidades tradicionais do Piauí, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, quebradeiras de coco, pescadores, marisqueiras e povos de terreiro, que preservam modos de vida, saberes e tradições seculares.

A mostra é inspirada no conceito proposto pelo pensador quilombola piauiense Nêgo Bispo, defendendo que quilombolas, negros e indígenas são afropindorâmicos, ‘afro’, de África, e ‘pindorâmicos’, de Pindorama. O objetivo é restagatar as identidades dos povos originários brasileiros.

De acordo com Chirco Rasta, o projeto é uma homenagem aos povos que vivem no estado e que preservam a cultura e tradições locais.

“Esse trabalho é resultado de mais de quinze anos percorrendo o território piauiense, registrando suas paisagens, sua fauna e, principalmente, as pessoas que estão na gênese do nosso Estado, quilombolas, povos originários, comunidades tradicionais, povos de terreiro, pescadores e marisqueiras. É uma grande homenagem a quem cuida e preserva esses territórios”, pontuou.

A exposição ‘Piauí Afropindorâmico’ conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Confira o itinerário da exposição:

Oeiras 
Local: Centro Cultural Sobrado Major Selemérico
Estreia: 4 de novembro de 2025

Amarante
Dezembro de 2025
Local:Museu Casa das Letras

Lagoa de São Francisco
Janeiro de 2026
Local: Museu dos Povos Indígenas do Piauí – Anízia Maria (Aldeia Nazaré – Território Monte Belo)

Parnaíba

Março de 2026
Local: Museu do Mar

portalclubenews.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS