Ordenado no Seminário de Teresina (1956), padre Djalma prestou relevantes serviços em Oeiras e, mais tarde, na cidade de Floriano (PI),

O Piauí perdeu um de seus filhos mais ilustres, o monsenhor Djalma Rodrigues de Andrade, falecido no último dia, na cidade do Rio de Janeiro, onde residia e destacou-se por seu trabalho educacional e apostolar.

Ordenado no Seminário de Teresina (1956), padre Djalma prestou relevantes serviços em Oeiras e, mais tarde, na cidade de Floriano (PI), como coadjutor da paróquia de São Pedro de Alcântara, ao lado do padre Pedro da Silva Oliveira. Também, diretor do Colégio Estadual Monsenhor Lindolfo Uchoa (1961) e do Colégio Estadual Monsenhor Hipólito (1965), participando ativamente dos movimentos estudantis, atuando na pastoral escolar e na pastoral da juventude. Foi professor da Faculdade Católica de Filosofia de Teresina.

Era mestre em Psicopedagogia e doutor em Teologia Sistemático-Pastoral. Escritor e crítico literário, com ele correspondi-me por algum tempo, amizade nascida por intermédio do saudoso acadêmico M. Paulo Nunes.

Porém, essa atividade sacerdotal e educacional ele vai continuar no Rio de Janeiro, a partir do ano de 1976, especialmente na PUC, como professor de Teologia por mais de 30 anos, diretor do Departamento de Teologia, membro e suplente do Conselho Universitário, e reitor da Igreja Sagrado Coração de Jesus. Também, reitor do Seminário Arquidiocesano de São José (1979 – 1982), pároco da paróquia de São Conrado (1983 – 2003), pároco dominical da paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Inhaúma, capelão do Colégio da Companhia de Maria, no Grajaú, assistente espiritual das Equipes de Nossa Senhora, coordenador arquidiocesano das Escolas de Fé e Catequese, membro do Conselho Presbiterial e assistente da Pastoral do Menor.

Em 27 de fevereiro deste ano, tornou-se monsenhor, título eclesiástico de honra conferido pelo Papa Francisco, além de Capelão de Sua Santidade.

Com essas notas, rendemos justa homenagem à memória desse notável sacerdote e educador piauiense.#piauiensesnotáveis #piaui #piaui #florianopiaui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui