
O Piauí deve registrar um período de chuvas intensas entre esta quarta-feira (19) e quinta-feira (20), com maior impacto nas regiões Sul e Centro-Norte, incluindo Teresina, segundo previsões da Defesa Civil Estadual e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume acumulado poderá ultrapassar 50 milímetros em alguns municípios, impulsionado por um sistema frontal que avança pelo estado a partir da Bahia.
SUL DO PIAUÍ TERÁ OS MAIORES VOLUMES
O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, afirmou que os dias 20 e 21 de novembro devem concentrar as chuvas mais intensas. Segundo ele, municípios como Morro Cabeça no Tempo, Caracol, São Raimundo Nonato, Gilbués, Parnaguá, Riacho Frio e Corrente devem ficar em alerta máximo.
“Do dia 20 para o dia 21 é o ‘Dia D’, quando o sistema frontal estará mais intenso ao avançar da Bahia para o Piauí”, destacou Werton.
A chuva deve vir acompanhada de ventos fortes e descargas elétricas, ampliando o risco de quedas de árvores, danos à rede elétrica e alagamentos em áreas vulneráveis.
De acordo com a climatologista Sara Cardoso, o aumento da umidade no Sul do estado, combinado com altas temperaturas, cria condições ideais para a formação de tempestades. A instabilidade atmosférica e a chegada de uma frente fria favorecem a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, típicas de temporais.
Os volumes previstos incluem:
• 20 a 30 mm/h;
• Até 50 mm/dia;
• Ventos entre 40 e 60 km/h.
O Inmet emitiu alerta amarelo de chuvas intensas para parte do estado e classificou quase todo o Piauí sob alerta de baixa umidade, com índices entre 20% e 30%.
Werton Costa confirmou que Teresina deve registrar chuva entre esta quarta (19) e quinta-feira (20). Segundo ele, a capital já apresentava condições favoráveis desde a noite anterior.
“Não importa se a chuva é fraca ou forte: em Teresina, devido à drenagem, todo cuidado é pouco. É fundamental atenção às áreas já mapeadas pelo município”, alertou.
CHUVAS DEVEM PERDER FORÇA APÓS O DIA 22
O sistema frontal tem duração estimada de quatro dias, mas deve perder intensidade entre os dias 21 e 22 de novembro. Apesar disso, a Defesa Civil destaca que chuvas isoladas ainda podem ocorrer, enquanto as temperaturas voltam a subir em grande parte do estado.
CHUVAS JÁ FORAM REGISTRADAS EM VÁRIAS CIDADES
• Cabeceiras do Piauí – 13 mm
• Alto Longá – 12 mm
• Santa Cruz dos Milagres – 8 mm
• Boqueirão do Piauí – 4 mm
• Picos – 1 mm
VENTOS FORTES DERRUBARAM POSTES EM URUÇUÍ
A tempestade que atingiu a região Sul provocou a queda de três a cinco postes na zona rural de Uruçuí. A Defesa Civil alerta que o vento associado às chuvas é um dos principais fatores de risco neste período.
GRANIZO EM BAIXA GRANDE DO RIBEIRO
Moradores de Baixa Grande do Ribeiro registraram uma chuva de granizo na tarde de terça-feira (18). O fenômeno não causou danos nem feridos. Especialistas explicam que o granizo se forma em tempestades quando correntes de ar elevam gotas de água a camadas muito frias da atmosfera, onde congelam e retornam ao solo como pedras de gelo.
MAIS DE 30 MUNICÍPIOS DO SUL DEVEM TER CHUVAS
A previsão também indica que mais de 30 cidades das regiões da Chapada das Mangabeiras e do Alto Parnaíba terão chuva contínua até o dia 22. A Defesa Civil mantém coordenações locais em alerta para possíveis ocorrências como alagamentos, quedas de árvores e descargas elétricas.
canal121






