O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na última segunda-feira (30), a situação de emergência na cidade piauiense de Patos do Piauí, afetada pela estiagem. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Com o decreto o estado encerrará 2024 com 111 cidades em emergência federal com reconhecimentos vigentes. Deste total 105 cidades estão em situação de emergência em decorrência da seca e seis por estiagem.
Com o estado de emergência decretado as prefeituras estão aptas a solicitarem recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Na esfera estadual o Governo do Piauí prorrogou por mais 60 dias o decreto de emergência em 82 municípios do Piauí em razão da seca. A secretaria da defesa civil já credenciou 400 carros-pipa, dos quais 102 estão autorizados para atuação no abastecimento de água nos municípios com decreto de emergência provocados pela seca/estiagem. A Operação Carro-Pipa é coordenada pela Secretaria da Defesa Civil e foi iniciada a partir da publicação do edital de credenciamento. A iniciativa tem o objetivo de contratar pipeiros aptos a trabalhar em serviços de coleta, transporte e distribuição de água potável para consumo humano.
Cidade Verde