O ensino médio no Piauí alcançou a maior nota entre os estados do Nordeste no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) de 2023. Conforme os dados divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o estado registrou 4,5 pontos, mesmo  patamar alcançado por Pernambuco.

Em suas redes sociais, o governador Rafael Fonteles (PT) comemorou o resultado e afirmou que “esse é um reconhecimento ao esforço coletivo dos nossos professores, alunos e toda a comunidade escolar para garantir uma educação de qualidade. Graças à expansão do ensino em tempo integral e a muitos outros investimentos, estamos transformando a educação do nosso estado e preparando nossos jovens para um futuro de oportunidades e conquistas”, postou.

O estado ultrapassou a meta proposta para 2021 que era de 4,1 pontos para as escolas estaduais

O estado ultrapassou a meta proposta para 2021 que era de 4,1 pontos para as escolas estaduais, ficando com 4,3. O indicador foi criado em 2007 – na gestão de Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda no MEC -, com metas para as redes até 2021. Este é o primeiro ano no qual não há objetivos específicos a serem alcançados. O MEC, porém, tem considerado os objetivos para 2021 e afirma que elabora um novo indicador para a qualidade a partir de 2025.

“Não há nenhuma política pública que tenha êxito sem ter metas, objetivos, planejamento, estratégia. Esse é um encontro importante para educação pública brasileira para que a gente possa nortear os passos seguintes para educação básica no nosso País”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana.

Por MEC e Estadão Conteúdo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui