PUBLICIDADE

PGR dá parecer e reabre disputa por título brasileiro de 1987 entre Flamengo e Sport

Imagem da notícia
© Flamengo e Sport travam há quase 40 anos na Justiça uma disputa em torno do título brasileiro de 1987 (Foto: Reprodução)

O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, enviou na quarta-feira (18) um parecer ao Supremo Tribunal Federal favorável à ação movida pelo Flamengo para ser reconhecido como campeão brasileiro de 1987 ao lado do Spost. O documento foi protocolado no processo que discute a validade da resolução da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de 2011, que atribuiu o título de forma compartilhada aos dois clubes. A informação foi publicada inicialmente pelo portal PlatoBR.

Na petição, a Procuradoria-Geral da República se posiciona pela rescisão do acórdão da Primeira Turma do STF que havia invalidado a resolução da CBF.

— O parecer é pela rescisão do acórdão impugnado. Para a solução da causa, deve ser afastada a conclusão de nulidade da RDP/CBF n. 02/2011, preservado o reconhecimento conferido ao Sport nos estritos limites do comando transitado em julgado, sem que, portanto, se tenha por proibida a titulação compartilhada de campeão do certame de 1987. O parecer é por que a ação rescisória seja julgada procedente — diz o documento assinado por Paulo Gonet.

O relator do caso no Supremo Tribunal Federal é o ministro Edson Fachin, a quem caberá decidir se acolhe ou não o entendimento da PGR. A última decisão do STF sobre o tema ocorreu em maio do ano passado, quando o ministro Dias Toffoli manteve posicionamento anterior e negou recurso do Flamengo, preservando o reconhecimento do Sport como único campeão.

Entenda o caso

A controvérsia teve início em 1988, quando o Sport acionou a CBF e a União pelo reconhecimento da validade do regulamento inicial do Campeonato Brasileiro de 1987. A 10ª Vara Federal de Pernambuco acolheu o pedido, e a decisão transitou em julgado em 1999.

Em 2011, a CBF publicou resolução reconhecendo Flamengo e Sport como campeões daquele ano. O clube pernambucano recorreu ao Tribunal Regional Federal de Pernambuco, que invalidou o ato da entidade. Desde então, recursos do Flamengo no Superior Tribunal de Justiça e no STF foram rejeitados.

Lance!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS