PUBLICIDADE

PF investiga fraude em concursos públicos, incluindo CNU 2024

    Foto: Wey Alves

A Polícia Federal (PF) realizou nesta quinta-feira (2) a Operação Última Fase, com o objetivo de desarticular um esquema suspeito de fraudes no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2024, conhecido como o “Enem dos concursos”, além de outros processos seletivos. Três pessoas foram presas preventivamente, e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) prestou apoio à ação.

De acordo com a PF, as investigações identificaram irregularidades na primeira edição do CNU, realizada no ano passado, assim como em concursos da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Polícias Civis de Alagoas e Pernambuco e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Além das prisões, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e outras medidas cautelares, incluindo afastamento de cargos públicos e sequestro de bens. A operação mobilizou equipes em Alagoas, Paraíba e Pernambuco, com o apoio do Ministério Público Federal na Paraíba.

Segundo a PF, os investigados foram excluídos dos concursos e afastados de funções públicas. Eles poderão responder pelos crimes de fraude em certame público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público.

A corporação destacou que atua em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o MGI para fortalecer os mecanismos de fiscalização, garantindo maior segurança, transparência e integridade nos concursos públicos em todo o país.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS