Calor excessivo, clima seco e poluentes no ar já seriam motivos necessários para que qualquer pessoa se preocupasse em cuidar da saúde da sua pele. Entretanto, para aqueles que possuem algum tipo de problema com acne, essas condições exigem cuidados redobrados, além de um acompanhamento constante do médico dermatologista.
O alerta vem do especialista Lauro Rodolpho, médico dermatologista na Clínica DMI. Ele afirma que a pele demanda uma atenção diária, em especial a pele acneica, e recomenda um passo a passo de cuidado e limpeza, antes de buscar uma aplicação medicamentosa.
“O primeiro passo é você passar uma água micelar adequada para a pele oleosa. Em seguida, você lava com um sabonete que não seja agressivo nem muito adstringente. Posteriormente, você usa um tônico, que vai manter sua pele mais tempo limpa e vai retirar impurezas indesejadas, e por fim um hidratante leve, na forma de gel creme ou de sérum”, afirmou o especialista.
Caso a acne passe para um quadro mais inflamatório, com pústulas e lesões mais profundas, é recomendada uma consulta junto ao médico dermatologista para a recomendação de produtos específicos, além de medicamentos que possam auxiliar no processo de recuperação da pele.
“Se for uma lesão muito extensa, a recomendação é ir ao dermatologista para a indicação de produtos e medicamentos específicos. Em casos mais graves, pode ser recomendado o uso da isotretinoína oral, tratamentos à base de peeling, de microagulhamento ou laser de CO2. Tudo isso deve ser decidido na consulta junto com o seu médico”, destacou.
Da Redação