
Escritores e pesquisadoras do Brasil e do exterior se reúnem a partir desta quarta-feira (3) em Teresina para o 7º Colóquio Internacional de Literatura e Gênero, que acontece até sexta-feira (5), no Sesc Cajuína. O evento, com o tema “Feminismos e Discursos Interdisciplinares”, vai homenagear a escritora piauiense Amélia Beviláqua, referência na literatura nacional.
Promovido pelo NELG (Núcleo de Estudos de Literatura e Gênero) e pelo NELIPI (Núcleo de Estudos Literários Piauienses) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o colóquio reunirá nomes de destaque da literatura e da pesquisa acadêmica da Espanha, Uruguai e diversas regiões do Brasil.
Entre as convidadas estão a premiada escritora Aline Bei, vencedora do Prêmio Jabuti, a poeta e pesquisadora Nina Rizzi, a professora e crítica literária espanhola Mercedes Arriaga Flórez, além da escritora e ativista uruguaia Mónica Alejandra.
Os debates vão abordar temas como maternidade e literatura feminina, saberes orais indígenas, silenciamento e resistência, literatura em tempos de ditadura, etarismo, sexualidade, ancestralidade e questões étnico-raciais.
Segundo a coordenadora do evento, professora Algemira de Macêdo Mendes, mais de 300 trabalhos de pesquisa serão apresentados ao longo da programação.
“Este ano, além das mesas de discussão, lançamos a segunda edição da obra de Amélia Beviláqua, publicada originalmente há 123 anos, e realizamos uma exposição de obras raras da escritora. O objetivo é dar visibilidade às produções literárias femininas e discutir lutas e resistências históricas das mulheres”, destacou.
A programação conta ainda com mesas-redondas, oficinas, sarau literário, exposições e lançamentos de livros.