
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem, encomendada pelo Grupo Meio Norte e divulgada na quarta-feira (24), mediu as intenções de voto para o Senado levando-se em conta os apoios políticos do presidente Lula, do governador do estado Rafael Fonteles (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No primeiro cenário, que inclui o atual senador Ciro Nogueira (PP) como um dos concorrentes, Castro e César têm ampla vantagem. Ambos com o apoio de Lula e Fonteles alcançam, respectivamente, 68,16% e 57,01% das intenções de voto. Nogueira, com o apoio de Bolsonaro, aparece com 29,43% e Tiago Junqueira (PL), igualmente apoiado por Bolsonaro, obtém 13,46%.
Os percentuais da pesquisa consideram apenas os votos válidos, excluindo os entrevistados que não souberam ou não quiseram responder.
Segundo cenário
Em um segundo cenário, onde o ex-deputado estadual Joel Rodrigues (PP) substitui Ciro Nogueira na disputa, Marcelo Castro e Júlio César veem suas intenções de voto aumentarem ainda mais. Castro atinge 71,25% e César alcança 66,40% dos votos válidos, ambos com o apoio de Rafael Fonteles e Lula.
A pesquisa do Instituto Amostragem foi realizada no período de 5 a 9 de setembro de 2025 e ouviu 1.137 pessoas maiores de 16 anos em 49 municípios piauienses.