
No dia 1º de janeiro de 2026, 10 mulheres já deram à luz em maternidades da rede municipal de Teresina, localizadas nos bairros Dirceu, Promorar, Satélite e Buenos Aires.
A informação foi confirmada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) às 12h30 de hoje (1º). Entre os nascimentos, quatro ocorreram por meio de parto normal humanizado, com técnicas voltadas para o bem-estar da mãe e do bebê.
Para a presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, “o nascimento de uma criança representa o início de uma nova etapa para todos ao redor”.
“Surge uma mãe, um pai, avós e irmãos. É um momento de profunda transformação, e nossas maternidades seguem as diretrizes do Ministério da Saúde para garantir acolhimento e cuidado humanizado”, complementou.
Já a diretora da Maternidade do Satélite, Francina Amorim, destacou que o acompanhamento pré-natal realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) contribui para o aumento do número de nascimentos.
“Quando a gestante cumpre o pré-natal de forma adequada, o parto tende a ser mais seguro. O Ministério da Saúde recomenda pelo menos sete consultas, o que contribui para reduzir riscos como mortalidade materna e complicações durante a gestação”, afirmou Francina.
Agora, a amamentação é fundamental para uma vida saudável, lembra a diretora da Maternidade do Promorar, Socorro Oliveira.
“A amamentação é essencial para o desenvolvimento da criança. Desde o pré-natal, as mães recebem orientações e, nas maternidades, contam com salas de apoio que oferecem acompanhamento especializado e até doação de leite. Estudos comprovam que o leite materno fortalece a imunidade, favorece o crescimento saudável e pode até influenciar positivamente na capacidade cognitiva da criança”, comentou Socorro.
Fonte: FMS






