PUBLICIDADE

PT-PI suspende filiação do Prefeito de Cajueiro após declaração de apoio a Ciro

A suspensão é temporária e não implica, neste momento, desligamento definitivo do partido // Foto: Edição 180graus/ Reprodução instagram

A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores no Piauí decidiu, por unanimidade, suspender por 60 dias a filiação do prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro. A deliberação ocorreu em reunião extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (19/12), na sede da sigla, em Teresina, e foi anunciada pelo deputado estadual Fábio Novo, presidente do PT no estado.

A medida foi adotada após o prefeito, filiado ao partido, declarar publicamente que pretende apoiar o senador Ciro Nogueira (Progressistas) na disputa ao Senado em 2026, mesmo ele sendo adversário político dos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Rafael Fonteles. Para a direção partidária, a manifestação caracteriza infidelidade partidária. A manifestação ocorreu durante agenda do senador em Cajueiro da Praia, no litoral piauiense, por ocasião da inauguração do Mirante do Cajueiro Rei, considerado o maior do mundo. 

A decisão da Executiva Estadual ocorre em um contexto de reforço da disciplina interna do partido. Ainda em julho de 2025, a direção estadual do PT, sob a presidência do deputado estadual Fábio Novo, já havia alertado prefeitos, vereadores e lideranças da sigla sobre a necessidade de coerência política e alinhamento com o projeto partidário nos âmbitos estadual e nacional.

Fábio Novo, que preside o PT no Piauí, tem defendido o fortalecimento da unidade interna da legenda como estratégia para sustentar o projeto político liderado pelo governador Rafael Fonteles no estado e pelo presidente Lula no plano nacional. A condução do caso segue essa diretriz, ao submeter a situação do prefeito aos ritos partidários previstos no estatuto, garantindo direito de defesa e análise pelo Conselho de Ética.

A suspensão é temporária e não implica, neste momento, desligamento definitivo do partido. A decisão final dependerá da avaliação do Conselho de Ética, que irá examinar os fatos e deliberar sobre eventuais sanções adicionais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS