PUBLICIDADE

Parque Nacional de 7 Cidades é destaque com reconhecimento da trilha Caminhos da Ibiapaba

A trilha Caminhos da Ibiapaba, que integra a unidade de conservação piauiense e também o Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, foi oficialmente reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente A trilha Caminhos da Ibiapaba, que integra a unidade de conservação piauiense e também o Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, foi oficialmente reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente // Foto: Thiago Amaral / Divulgação: CCOM-PI

O Parque Nacional de Sete Cidades, no norte do Piauí, ganhou ainda mais visibilidade no cenário do ecoturismo nacional. A trilha Caminhos da Ibiapaba, que integra a unidade de conservação piauiense e também o Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, foi oficialmente reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente por meio da Portaria nº 1.374/2025, publicada nesta semana. A iniciativa consolida o atrativo e reforça seu papel estratégico na preservação dos biomas Caatinga e Cerrado.

Segundo o chefe do parque, o biólogo Waldemar Justo, nos últimos anos, o local vem se destacando por ações voltadas à qualificação da visitação, como a sinalização de trilhas e o fortalecimento de rotas de ecoturismo. Um exemplo é a trilha Caminhos das Sete Cidades, um dos trechos mais emblemáticos, onde o público pode contemplar as formações rochosas impressionantes e as pinturas rupestres que compõem o patrimônio cultural e natural do parque, tornando a experiência ainda mais fascinante.

“A visitação na unidade vem aumentando a cada ano. Em 2024, por exemplo, recebemos mais de 39 mil visitantes, gerando um grande impacto positivo para o turismo na região. O Piauí é um estado referência na implementação das políticas públicas federais que regulamentam as trilhas de longo curso, em parceria com órgãos como os ministérios do Meio Ambiente e do Turismo”, destaca Waldemar, que, no ano passado, recebeu o título de embaixador das Trilhas Mundiais pela World Trails Network, a maior rede internacional de trilhas.

 

Para o secretário do Turismo, Daniel Oliveira, o reconhecimento da trilha fortalece ainda mais o posicionamento do Piauí como destino de natureza e aventura. “Essa conquista reforça nosso compromisso com o turismo sustentável e valoriza o imenso potencial natural que o estado possui. A cada dia, mais turistas chegam ao estado em busca de experiências autênticas e conscientes, e estamos comprometidos em proporcionar o melhor para esses visitantes, contribuindo para o desenvolvimento local e regional”, afirma o gestor.

 

Conexão e preservação

Inaugurada em 2023 com o apoio de grupos esportistas, a Trilha Caminhos da Ibiapaba conta com 130 km de extensão e compõe a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas). Ela percorre a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Ibiapaba, uma das maiores unidades de conservação federais do Brasil, que abrange 27 municípios entre os estados do Piauí e do Ceará, totalizando mais de 1,6 milhão de hectares.

A trilha não apenas fortalece os parques, Sete Cidades e o Ubajara, mas também promove a conexão entre eles, ao mesmo tempo em que contribui para os objetivos de preservação da APA Serra da Ibiapaba.

A trilha não apenas fortalece os parques, Sete Cidades e o Ubajara, mas também promove a conexão entre eles

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS