
Os usuários do transporte público da Zona Leste de Teresina enfrentaram dificuldades na manhã deste sábado (5), após a paralisação de ônibus da empresa Santana, responsável por parte da frota que atende a região. A ação foi coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário (Sintetro), que recolheu 12 veículos ao Terminal do Vale do Gavião.
De acordo com o presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, o motivo da paralisação foi o atraso no repasse do tíquete de alimentação aos colaboradores, mesmo após a Prefeitura e a Strans realizarem os pagamentos devidos aos consórcios.
“A gente apurou que a Prefeitura e a Strans fizeram o repasse, mas a empresa não repassou o tíquete para os trabalhadores. E isso não é a primeira vez. É uma situação corriqueira”, afirmou o presidente do sindicato.
Ainda segundo o Sintetro, a empresa Santana alegou que a falha no pagamento ocorreu por um problema com a Caixa Econômica Federal, e apresentou comprovantes. No entanto, o sindicato decidiu pela paralisação devido ao histórico de atrasos.
“O que a gente quer é o dinheiro na conta do trabalhador. Não nos interessa onde foi o erro. A responsabilidade é da empresa. Se fosse a primeira vez, nem teria havido paralisação”, completou.
A direção do Sintetro informou ainda que se reuniu com representantes da empresa e da Strans, e que uma nova reunião está marcada para segunda-feira (8), às 10h, na sede da empresa, para discutir medidas que evitem novos atrasos.
A expectativa é de que a operação seja retomada normalmente no domingo, mas o sindicato alerta: se a situação persistir, novas mobilizações poderão ocorrer.
Atualmente, 11 empresas operam o transporte coletivo em Teresina. De acordo com o Sintetro, a irregularidade tem se repetido apenas com a empresa Santana, que atende a Zona Leste.