PUBLICIDADE

Padre é afastado por Diocese suspeito de assédio e estupro de menores

O caso está tendo grande repercussão nos municípios de Timon e Caxias, no Maranhão.

A Diocese de Caxias, no Maranhão, afastou o padre Raimundo Luzia da Paróquia Menino Jesus de Praga, em Timon-MA, após receber denúncias de assédio e estupro praticados contra menores. A Delegacia da Mulher (Dem) informou que nenhum boletim de ocorrência foi registrado pelas vítimas até o momento, mas que a equipe de investigação está averiguando os fatos.

A reportagem não conseguiu contato com o padre até a publicação desta matéria, mas o espaço segue aberto para eventuais esclarecimentos sobre as denúncias de abusos sexuais.

As denúncias chegaram à Diocese de Caxias no dia 13 de junho de 2025, quando foi criada uma Comissão de Investigação Prévia (CIP). Na última quarta-feira (9 de julho), o bispo Dom Sebastião Lima Duarte recebeu o resultado das oitivas realizadas com duas adolescentes: uma que tinha 16 anos quando teria sofrido o assédio e outra que tinha 17 anos quando teria sido vítima de estupro.

O processo canônico corre em segredo, mas a previsão é que o bispo se reúna com a Comissão Diocesana de Tutela de Menores e Pessoas Vulneráveis nos próximos dias para concluir as peças finais que serão encaminhadas ao Dicastério para a Doutrina da Fé, no Vaticano, que deve dar prosseguimento ao restante das investigações eclesiásticas e emitir um parecer final sobre o caso.

Até a conclusão da investigação e o posicionamento do Vaticano, o padre Raimundo Luzia segue proibido de celebrar publicamente a Santíssima Eucaristia e de exercer atos que requerem o poder da ordem sagrada. “Para quem é padre, habituado com estas coisas, isto já é um castigo, mesmo sem sê-lo formalmente”, ressalta a nota divulgada pela Diocese de Caxias.

 Fonte: Portal Cidade Verde

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS