Dois advogados foram presos na manhã desta sexta-feira (13) durante a Operação Mercúrio, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (GAECO), na cidade de Timon-MA. De acordo com a investigação, eles são ligados ao Bonde dos 40 e ao tráfico de drogas.
De acordo com o Ministério Público do Maranhão, os advogados levam e traziam informações nas unidades prisionais em Timon e também eram responsáveis por entrar com drogas nos presídios.
Estes recados eram enviados através de cartas e bilhetes e seu conteúdo girava entorno, principalmente, da cobrança de dívidas relacionados ao comércio de drogas, além de averiguar como andava o desempenho das “bocas de fumo”.
Um dos advogados foi preso em flagrante nesta sexta-feira (13), entregando drogas para indivíduos no sistema prisional. Essas drogas eram comercializadas dentro do sistema.
Durante a operação, mandados de prisão contra indivíduos que já estavam inseridos no sistema prisional, além de mandados de busca e apreensão foram cumpridos. As investigações tiveram início a nove meses, período em que o Gaeco, em conjunto com a 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Timon pôde identificar a atuação criminosa por parte dos operadores do direito e demais suspeitos.