
O presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, foi preso pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (18), em sua residência no bairro Jardim Europa, zona oeste de São Paulo. A ação faz parte de uma operação que cumpre sete mandados de prisão e 25 mandados de busca e apreensão nos estados do Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Minas Gerais.
A ofensiva integra a operação Compliance Zero, que investiga a emissão de títulos de crédito considerados falsos por instituições que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional. De acordo com a Polícia Federal, esses títulos teriam sido vendidos a outra instituição e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por ativos sem avaliação técnica adequada, o que pode ter sido utilizado para mascarar irregularidades.
As investigações começaram em 2024, após requisição do Ministério Público Federal, com o objetivo de apurar a possível fabricação de carteiras de crédito sem lastro por uma instituição financeira. Além da suposta emissão fraudulenta de títulos, também são investigados indícios de gestão fraudulenta, gestão temerária e envolvimento em organização criminosa.
A Polícia Federal deve divulgar novas informações conforme avança a análise do material apreendido.






