O Setor de Inteligência da Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) teve atuação decisiva na Operação Carbono Oculto 86, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí, na quarta-feira (5), e que investiga um esquema de lavagem de dinheiro com indícios de ligação ao Primeiro Comando da Capital (PCC). A expectativa é de que a ação resulte na recuperação de aproximadamente R$ 20 milhões aos cofres públicos.
A Sefaz, por meio da Unidade de Fiscalização de Empresa (Unifis), com o Grupo Interinstitucional de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Grincot), forneceu dados fiscais e financeiros, com autorização judicial, o que permitiu à equipe de investigação identificar movimentações suspeitas, emissão de notas fiscais frias, adulteração de combustíveis e a atuação de empresas de fachada no setor.
“Essa operação é um marco na integração entre os órgãos de investigação e de controle fiscal. A Sefaz tem se estruturado para atuar com rigor e eficiência no combate à lavagem de dinheiro, sonegação e ao financiamento de organizações criminosas”, afirmou o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.







