
Nesta terça-feira, 9 de dezembro de 2025, a Associação Preta Mandinga recebeu uma importante ação cultural voltada ao fortalecimento do artesanato tradicional em palha de carnaúba. O encontro reuniu mulheres da comunidade São João, povos de terreiro e representantes de organizações parceiras, em uma verdadeira celebração de resistência cultural.
A oficina, realizada no terreiro da Preta Mandinga, foi conduzida pela professora de arte Lisância, que destacou a importância da preservação das tradições. Segundo ela, o artesanato local, especialmente a produção de bolsas e peças em palha, desempenha papel fundamental na valorização da identidade dos povos de terreiro e das mulheres indígenas.
“É essencial acreditar no nosso potencial, porque quando acreditamos, crescemos. Estar aqui com essas mulheres fortes, guerreiras e determinadas é uma alegria imensa”, afirmou.
A imensa cooperação alemã, e com a Associação das Mulheres Artesãs Carnaubeiras do Estado do Piauí (NACEP). O objetivo principal é resgatar e fortalecer a cultura do artesanato em palha de carnaúba, difundindo técnicas tradicionais e ampliando a visibilidade do trabalho das artesãs para todo o Brasil.
O encontro reforça o compromisso das instituições envolvidas com a valorização cultural e a autonomia das mulheres artesãs, fortalecendo uma cadeia produtiva tradicional e carregada de ancestralidade.
Piripirirepórter






