PUBLICIDADE

Oeiras registra menor umidade do país e lidera ranking nacional de calor

Outros municípios piauienses também apareceram entre os mais secos do país. Picos registrou 12%, ocupando a quinta posição, e Paulistana, com 13%, a sexta

As cidades de Oeiras, São João do Piauí e Canto do Buriti apresentaram, na quarta-feira (15), os menores índices de umidade relativa do ar do Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Oeiras liderou o ranking com apenas 9% de umidade, seguida por São João do Piauí, com 10%, e Canto do Buriti, com 11%.

Outros municípios piauienses também apareceram entre os mais secos do país. Picos registrou 12%, ocupando a quinta posição, e Paulistana, com 13%, a sexta. O município baiano de Ibotirama ficou em quarto lugar, também com 12%. Uruçuí e Valença do Piauí registraram 14%, reforçando o cenário de ar extremamente seco no estado.

De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, o Sul do Piauí é a região mais afetada neste período de estiagem prolongada.

“Estamos sentindo muito mais calor porque, além das mudanças climáticas, o solo já está bastante estressado. São muitos dias sem chuva e a atmosfera está aquecida. A tendência é de calor intenso até o fim de outubro e durante novembro. As primeiras chuvas devem ocorrer no Sul do estado, marcando o início da estação chuvosa”, explicou.

Além da baixa umidade, Oeiras também se destacou como a cidade mais quente do Brasil nas últimas 24 horas, registrando 40,8 °C, segundo o Inmet. Teresina ocupou a quarta colocação, com 39,9 °C.

O Inmet emitiu um alerta de perigo potencial para 214 municípios do Piauí em razão da baixa umidade do ar, que deve variar entre 30% e 20%. Nas regiões Sudeste, Centro-Norte, Norte e Sudoeste do estado, o alerta é mais severo, com índices entre 20% e 12%, elevando o risco de incêndios florestais e problemas respiratórios.

portalintegração

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS