
Após anos de transtornos causados pelas enchentes no bairro Piauí, em Parnaíba, uma nova obra promete solucionar de forma definitiva o problema do chamado “piscinão”. A intervenção foi autorizada pela Caixa Econômica Federal, que deu aval para o início do processo de licitação.
O projeto prevê a construção de um sistema moderno de drenagem, com investimento superior a R$ 100 milhões, garantido pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A execução está prevista para durar 18 meses e deve beneficiar diretamente cerca de mil famílias que vivem na região. Assim que o processo licitatório for concluído, as obras devem começar.
A coordenação ficará sob responsabilidade da Secretaria da Defesa Civil do Estado do Piauí (Sedec). O diretor de Engenharia e Reconstrução da pasta, Eduardo Apolônio, explica que o sistema foi planejado para controlar o volume de água e evitar novos alagamentos, oferecendo mais segurança e qualidade de vida à população.
Segundo ele, desde o início de 2023, equipes técnicas da Defesa Civil vêm realizando levantamentos e estudos para encontrar uma solução eficiente para o problema. “Com o esforço do governador Rafael Fonteles e o apoio do presidente Lula, conseguimos viabilizar um investimento que vai resolver de forma definitiva essa questão histórica da cidade”, afirmou.
O Governo do Piauí reforça que a obra trará múltiplos benefícios, como a valorização urbana, a melhoria das condições de moradia e a redução de riscos à saúde das comunidades afetadas pelas enchentes.






