PUBLICIDADE

Menor vulcão do mundo é descoberto no Peru

O cone tem apenas 60 centímetros.
Apesar do nome popular, geólogos do Instituto Geofísico do Peru (IGP) descartam a possibilidade de um vulcão ativo.

Uma curiosa formação geológica está despertando o interesse de cientistas e turistas em Cusco, região montanhosa do sul do Peru. Com apenas 60 centímetros de altura, a estrutura — que lembra um mini vulcão — ganhou o apelido de “o menor vulcão do mundo” após vídeos viralizarem nas redes sociais nesta semana.

Moradores locais descobriram o pequeno cone, que possui uma cratera central e formato raso, após notarem o vazamento de uma substância escura e viscosa, além da liberação de gases por sua abertura. O material escorria pelas laterais e endurecia rapidamente, formando uma crosta negra ao redor. Toda a formação ocupa poucos metros quadrados e se assemelha a uma “espinha” surgida na crosta terrestre.

Em respeito à natureza e às tradições locais, Arturo Mamani — liderança comunitária de origem inca — nomeou o local como “Olho de Águia”. Em um gesto espiritual típico dos povos andinos, ele e sua família depositaram folhas de coca na base da formação. Desde então, o fenômeno passou a atrair visitantes e curiosos de diferentes regiões do país.

Apesar do nome popular, geólogos do Instituto Geofísico do Peru (IGP) descartam a possibilidade de um vulcão ativo. De acordo com o diretor do órgão, Hernando Tavera, trata-se de um vulcão de lama, estrutura formada por uma mistura de argila, água e gases subterrâneos. Esse tipo de formação não envolve magma nem risco de erupção.

Atualmente, o IGP mantém o monitoramento da área para compreender melhor a origem e o comportamento do fenômeno. Segundo os especialistas, a formação pode estar ligada a movimentações profundas do subsolo, comuns em regiões com intensa atividade tectônica, como os Andes.

BossaNews Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS