PUBLICIDADE

Novo centro de atendimento para pessoas com autismo será inaugurado nesta sexta-feira (11)

Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Piauí (Cetea-PI)

O primeiro Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea) do Piauí será inaugurado nesta sexta-feira (11), a partir das 7h30, em Teresina. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesapi).

A nova unidade oferecerá atendimentos especializados realizados por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais como neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, assistente social, entre outros. O espaço também contará com uma brinquedoteca, parte do Pacto pelas Crianças do Piauí, além de uma sala de estímulo multissensorial.

Voltado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de todas as idades, o Cetea foi criado para oferecer diagnóstico, acompanhamento terapêutico e suporte às famílias, promovendo maior qualidade de vida e inclusão social. A gestão do centro ficará sob responsabilidade da organização social Sociedade Brasileira Caminho de Damasco. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Segundo o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o acesso aos serviços será feito por meio da regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), com encaminhamento a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Estamos vivendo um momento histórico para as pessoas com deficiência do Piauí. A entrega deste centro representa um avanço na reabilitação e na inclusão, pensado para melhorar a vida dos autistas e de suas famílias”, afirmou.

O secretário da Saúde, Antonio Luiz, destacou a importância da nova estrutura para o atendimento especializado no estado. “Este centro é a realização de um sonho antigo. A unidade foi planejada para oferecer suporte multidisciplinar e também para capacitar familiares e cuidadores dos pacientes atendidos”, disse.

A implantação do Cetea contou com investimento de R$ 5.829.458,14, provenientes de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias e recursos do Tesouro Estadual.

O Centro está localizado na Avenida Higino Cunha, nº 1552, no bairro Cristo Rei, onde antes funcionava a Maternidade Evangelina Rosa. A localização estratégica, próxima ao Centro Especializado de Reabilitação (Ceir) e ao Centro Integrado de Educação Especial (Cies), visa facilitar o acesso e integração dos serviços voltados ao público com deficiência.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS