
Pesquisa divulgada pelo Instituto Real Time Big Data na terça-feira (30) mostra que o presidente do PP, Ciro Nogueira, vai enfrentar problemas caso concorra à reeleição no Senado em 2026. Ele também é cotado como um eventual vice na formação de uma chapa presidencial da direita no ano que vem.
Outro cenário
Em um cenário sem Ciro Nogueira, Marcelo Castro amplia sua liderança, alcançando 33% das intenções de votos, seguido por Júlio César, com 23%. Tiago Junqueira chega a 10%, e o ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (PP), anota 7%. Votos nulos e em branco somam 11% e não souberam ou não quiseram responder 16% dos entrevistados.
Divulgada em 24 de setembro, uma outra pesquisa mostrou Ciro Nogueira em dificuldades. O levantamento do Instituto Amostragem, encomendado pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, mediu as intenções de voto para o Senado levando-se em conta os apoios políticos do presidente Lula, do governador do estado Rafael Fonteles (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Marcelo Castro e Júlio César aparecem liderando com tranquilidade o levantamento nos dois cenários analisados. No primeiro, Castro e César, ambos com o apoio de Lula e Fonteles, alcançam, respectivamente, 68,16% e 57,01% das intenções de voto. Nogueira, com o apoio de Bolsonaro, aparece com 29,43% e Tiago Junqueira (PL), igualmente apoiado por Bolsonaro, obtém 13,46%.
Em um segundo cenário, onde Joel Rodrigues substitui Ciro Nogueira na disputa, Marcelo Castro e Júlio César veem suas intenções de voto aumentarem ainda mais. Castro atinge 71,25% e César alcança 66,40% dos votos válidos, ambos com o apoio de Rafael Fonteles e Lula. Joel Rodrigues, com o apoio de Bolsonaro, registra 16,01% das intenções de voto, enquanto Tiago Junqueira, também apoiado por Bolsonaro, obtém 14,88%.