PUBLICIDADE

Nísia Trindade recebe reconhecimento da Alepi com Título de Cidadania Piauiense

Foto: Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) concedeu nesta quarta-feira (24) à ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Título de Cidadania Piauiense, em reconhecimento à sua contribuição para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Nísia, natural do Rio de Janeiro, é socióloga, cientista social e sanitarista. Ao longo de sua carreira, ela quebrou barreiras: foi a primeira mulher a presidir a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de 2017 a 2023, e também a primeira a ocupar o Ministério da Saúde, entre 2023 e 2025. Sua trajetória acadêmica e profissional é marcada por estudos sobre história da ciência, saúde pública e pensamento social brasileiro, além do compromisso em aproximar a ciência da sociedade.

Durante a cerimônia, o deputado estadual Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), autor da proposta de homenagem, destacou o impacto da gestão de Nísia para o Piauí. Segundo ele, quase R$ 40 milhões foram destinados à melhoria da atenção especializada no estado.

O secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz, representando o governador Rafael Fonteles, também elogiou a ex-ministra. “Ela trouxe soluções importantes para reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas e fortalecer o SUS. Foi um trabalho intenso e transformador”, afirmou.

Em seu discurso, Nísia Trindade mostrou emoção e agradecimento. “Receber este título é muito especial. Ele simboliza o reconhecimento de um esforço coletivo ao longo de quase 40 anos dedicados à saúde pública”, disse.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS