PUBLICIDADE

Na chegada ao Canadá, Lula diz que G7 é desnecessário

Presidente disse que vai às reuniões do grupo para não dizer que “recusa a festa dos ricos” e comentou a defesa de Trump pelo retorno de Putin ao grupo.

Durante sua chegada a Calgary, no Canadá, para participar da cúpula do G7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (16) que o grupo não precisa mais existir. Segundo ele, o G20 é atualmente mais representativo e relevante no cenário global.

“Putin participava do G8. Acho que o G7, no fundo, no fundo, não há nem necessidade de existir o G7. O G20 é mais representante”, declarou Lula ao chegar ao hotel onde ocorre o encontro entre os líderes de algumas das principais potências mundiais.

O presidente reforçou que o G20 possui maior diversidade e abrangência: “O G20 eu acho que tem mais importância, tem mais densidade humana, tem mais densidade econômica”.

O G7 é formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. A Rússia, que integrava o antigo G8, foi suspensa do grupo em 2014, após a anexação da Crimeia. Para Lula, o G7 representa um clube das nações mais ricas, criado em um contexto histórico que já não corresponde ao mundo atual.

“[O G7] existe desde 1975, desde a Crise do Petróleo. São os primos ricos que se reúnem. Eles não querem parar de se reunir, mas eles estão no G20”, disse.

Apesar das críticas, o presidente brasileiro afirmou que tem participado frequentemente das reuniões do G7. “De qualquer forma, sou convidado desde 2003. Eu participo para não dizer que eu recuso a festa dos ricos”, ironizou.

Lula também comentou brevemente sobre a tensão entre Israel e Irã. “Qualquer conflito me preocupa, sou um homem que nasceu pra paz”, afirmou.

O presidente evitou se manifestar sobre a polêmica em torno do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Mesmo diante de repetidas perguntas da imprensa, ele preferiu não comentar a aprovação, na Câmara dos Deputados, do regime de urgência para o projeto que tenta derrubar o novo decreto do governo sobre o tema.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS