PUBLICIDADE

MPDFT abre inquérito contra Bolsonaro por associar Lula a ditador sírio

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) determinou a abertura de inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por postagem nas redes que associa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao regime ditatorial de Bashar al-Assad, ex-presidente da Síria.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) vai investigar o caso, que pode configurar crime contra a honra de Lula e outros crimes conexos, como a divulgação de notícias falsas. O caso chegou a ser remetido à Polícia Federal (PF) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), mas a PF não abriu inquérito.

    O caso tem origem na 5ª Vara Criminal do Distrito Federal a partir de uma denúncia. Bolsonaro teria divulgado por meio do WhatsApp uma imagem vinculando o presidente Lula ao regime de de Bashar al-Assad, ex-presidente da Síria, associando o petista a execuções de pessoas LGBTQIA+.
    Em nota, o MJSP confirmou que o pedido para abertura de inquérito foi enviado à PF no dia 7 de julho pelo titular da pasta, ministro Ricardo Lewandowski. Isso é protocolo em casos que envolvam crimes à honra do presidente da República.

A PF confirmou a reportagem que houve o pedido, mas que o inquérito não foi instaurado, já que o caso é de competência da Justiça distrital, como determinou o MPDFT.

O caso, portanto, cabe à Polícia Civil. A reportagem pediu informações à PCDF sobre o inquérito, mas não houve retorno até a última atualização da reportagem.

Em postagem no WhatsApp, Bolsonaro teria associado o presidente Lula ao regime de Bashar al-Assad, ex-presidente da Síria, e vinculado à morte de pessoas LGBTQIA+ – (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

correioweb

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS