
O presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Russel M. Nelson, morreu na noite deste sábado (28/9), aos 101 anos, em sua casa em Salt Lake City, em Utah. O líder religioso, que assumiu a presidência da Igreja em janeiro de 2018, tornou-se o mais velho a ocupar o cargo na história da religião. A informação foi divulgada por um comunicado oficial da instituição.
Médico cardiotorácico de renome, Nelson foi responsável pela primeira cirurgia de peito aberto em Utah, em 1955, além de contribuir para o desenvolvimento da máquina coração-pulmão. Serviu ainda como presidente da Sociedade de Cirurgia Vascular dos Estados Unidos e publicou dezenas de estudos acadêmicos. Sua formação médica se somou à fé que o guiou ao ser chamado apóstolo da Igreja em 1984.
À frete da Igreja, que hoje reúne mais de 16 milhões de membros, o profeta anunciou a construção de dezenas de novos templos, promoveu mudanças na forma de ministração e buscou aproximação com líderes religiosos e políticos de diferentes países. Entre seus encontros mais importantes está a visita ao Papa Francisco, no Vaticano, em 2019.
Ele deixa a esposa, Wendy, oito de seus dez filhos, além de 57 netos e 127 bisnetos. O sucessor será escolhido formalmente pelo Quórum dos Doze Apóstolos após o funeral, cujos detalhes ainda não foram divulgados.
correioweb