PUBLICIDADE

Morre no Rio de Janeiro a atriz e comediante Berta Loran, aos 99 anos

Berta Loran

A atriz e comediante Berta Loran faleceu na noite de domingo (28), aos 99 anos, no Hospital Copa D’Or, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. A confirmação da morte foi divulgada nesta segunda-feira (29) pelo próprio hospital, que prestou condolências aos familiares, amigos e fãs, mas informou não ter autorização da família para fornecer mais detalhes sobre as circunstâncias.

Berta completaria 100 anos em março de 2026. Nos últimos anos, vivia de forma reservada, mantendo distância da imprensa.

Vida e carreira

Nascida em 1926 em Varsóvia, na Polônia, Berta Loran veio para o Brasil ainda criança, quando sua família fugia da perseguição nazista aos judeus na Europa. Ela, os pais e os cinco irmãos se estabeleceram no Rio de Janeiro.

A atriz conquistou reconhecimento a partir da década de 1960, integrando programas de humor da televisão brasileira, como Escolinha do Professor Raimundo e Zorra Total. Também atuou em novelas e filmes, entre eles Cordel Encantado (2011), Até que a Sorte nos Separe 2 (2013), Jovens Polacas (2019) e Amarração do Amor (2021).

Em 2016, sua trajetória foi retratada no livro Berta Loran: 90 anos de humor, escrito pelo produtor cultural João Luiz Azevedo. No ano passado, durante seu aniversário de 99 anos, Azevedo revelou em rede social que a atriz vivia em Copacabana com uma cuidadora, cercada pelo carinho de amigos e familiares.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS