PUBLICIDADE

Moraes inicia julgamento de Bolsonaro destacando resistência das instituições

O relator da ação, ministro Alexandre de Moraes, abriu a sessão com a leitura do relatório – (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, nesta terça-feira (2/9), o julgamento do ex presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete acusados de planejar uma tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva após as eleições de 2022. As sessões foram marcadas para ocorrer entre os dias 2 e 12 de setembro, em caráter público e com transmissão ao vivo.

O relator da ação, ministro Alexandre de Moraes, abriu a sessão com a leitura do relatório e afirmou que a tentativa de ruptura institucional representou um atentado direto contra o Estado Democrático de Direito. “O país e sua Suprema Corte só têm a lamentar que, mais uma vez, se tenha tentado um golpe de Estado, atentando contra as instituições e a democracia, pretendendo-se instaurar uma ditadura”, declarou.

Moraes destacou, ainda, que a resistência das instituições foi essencial para conter a investida. “As instituições mostraram sua força e sua resiliência”, afirmou. O ministro frisou que a soberania nacional não pode ser “vilipendiada, negociada e extorquida”, em referência aos ataques registrados no período eleitoral e após a derrota de Bolsonaro nas urnas.

correioweb

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS