PUBLICIDADE

Moradores de Parnaíba sofrem com a falta de água há dias

Segundo a dona de casa, Taís Santos, que tem criança e idoso em sua residência, a falta de água acontece todos os finais de semana.

A falta d’água é uma dor de cabeça constante no dia a dia do Parnaibano. Bairros inteiros sofrem com a falta de abastecimento, colocando em risco a saúde e o bem-estar da população. Em muitas regiões as oscilações no abastecimento chegam a durar dias e até semanas.  

No bairro Simplício Dias,  o pedreiro Martins Alves busca água da piscina para não adiar a obra. “Para continuar a obra a gente pega da piscina porque não tem água e usa para amassar a massa, para cimento, para argamassa”, relata.

Já na comunidade Olho d’água, além da falta de água há cerca de uma semana, a água que a população tem acesso é direto do Rio Portinho, com baixa qualidade o que coloca em risco a saúde das famílias na região. “A gente não tá tendo água para beber, para banhar, para fazer nossas coisas. A situação está muito séria. O talão chega e a gente paga tudo em dia, tudo certinho e a gente não tá sendo valorizado. Quando a água chega é uma água de péssima qualidade. Até quando vamos ficar nessa situação?”, questiona Leandro Franco, morador da comunidade. 

No bairro Primavera o desabastecimento também é constante. Segundo a dona de casa, Taís Santos, que tem criança e idoso em sua residência, a falta de água acontece todos os finais de semana.

“A dificuldade é que às vezes a água chega, mas não sobre para a caixa d’água. Não dá para lavar uma roupa, uma louça e fica acumulando. Quando chega a água, é em uma qualidade ruim, ela chega barrenta e a gente não pode encher as garrafas. Se a gente quiser a gente tem que encher algum balde ou bacia para ter água. E tá cada dia mais difícil. Todo mês vem a tarifa e cadê a nossa parte que é a água para nós? Como você vai pagar por uma coisa que não chega na sua casa?”, desabafa a doméstica.

Parte do desabastecimento que vem afetando a população nos últimos dias acontece devido ao estouro de uma das duas bombas de água da distribuidora. Segundo a Agespisa, a situação deverá ser solucionada ainda na quinta-feira(20).  

“Atualmente só funciona uma bomba porque a outra nós estamos com problema. Essa bomba é responsável por 60% do abastecimento. A gente hoje com esses 60% estamos distribuindo com manobras.  De dia a gente põe para a cidade e a noite a gente põe para os bairros mais distantes que são exatamente os que estão sofrendo mais que é a periferia. Então, a gente fez uma tentativa no sábado de uma outra bomba e ela apresentou danos. E, neste momento, temos com uma equipe com essa bomba tentando identificar o problema. Se eles conseguirem resolver o problema, o abastecimento hoje vai voltar ao normal”, garante Marcelo Carvalho,  Gerente Regional Interino da GENPA.

Atualmente só funciona uma bomba porque a outra nós estamos com problema. Essa bomba é responsável por 60% do abastecimento.

(PCN)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS