A decisão estava prevista em uma portaria do Ministério e todos os sindicatos impactados haviam sido notificados ainda no ano passado para realizarem as atualizações

Um total de 20 sindicatos trabalhistas do Piauí teve seus registros cancelados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Conforme o despacho, publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (3), a medida afeta entidades que estavam há oito anos ou mais sem atualizar o mandato das suas diretorias no sistema Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES).

Entre as diversas entidades trabalhistas canceladas no estado está o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí (SINTECT-PI), bem como o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Sec de Justiça (SINPOLJUSPI), que se posicionou sobre a medida por meio de nota (leia na íntegra no final da matéria) e garantiu que o pedido de atualização da diretoria e conselho fiscal se encontra pendente no MTE.

A decisão estava prevista em uma portaria do Ministério e todos os sindicatos impactados haviam sido notificados ainda no ano passado para realizarem as atualizações. Apenas os registros das entidades que não efetuaram a regularização foram cancelados.

Além do cancelamento dos registros já efetivados, o Ministério alertou que o Sindicato dos Pescadores e Pescadoras do Município de Cajueiro da Praia (SINDPESCA) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Francisco Santos (SINDSERFS) podem sofrer a mesma sanção caso não realizem a atualização de mandato de suas diretorias até o próximo dia 30 de junho de 2025.

FONTE; CIDADE VERDE

Nota de Esclarecimento

O SINPOLJUSPI, tendo em vista publicações referentes a Cancelamentos de Registro Sindical que inclui o SINPOLJUSPI, vem, perante seus filiados, apresentar os seguintes esclarecimentos:

1 O nome Sindicato dos Policiais Civis, Penitenciários e Servidores da Secretaria da Justiça não existe mais desde 2010/2011, quando o SINPOLPI ganhou na justiça o direito a Registro Sindical com prenotação no Registro do SINPOLJUSPI. Em 2012 houve alteração estatutária com mudança de nome para Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores Administrativos das Secretarias da Justiça e Segurança Pública e agora por último passou a denominar Sindicato dos Policiais Penais do Piauí.

2 Após o último processo eleitoral foi feito o pedido de atualização da Diretoria e o único problema foi que na Ata da Eleição não foi constado o total de filiados, mas apenas o de filiados aptos a votar por questões de cálculos para o quórum mínimo, já que pelas regras atuais existem filiados ao SINPOLJUSPI sem direito a voto. Mas o MTE exigiu que fosse colocado o número total de filiados. Com isso foi feito Aditivo à Ata, que se encontra no  Cartório para fins de registro. Portanto, o pedido de atualização da Diretoria e Conselho Fiscal se encontra pendente no MTE por burocracia do próprio Ministério, não havendo razões razoáveis para cancelamento do Registro Sindical, que não afeta as atividades sindicais, mas é essencial para fins de cobrança do Imposto Sindical, que não é cobrado pelo SINPOLJUSPI.

Sindicato dos Policiais Penais do Piauí

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui