
O minério de ferro do Piauí começará a ser escoado pelo Porto Piauí a partir do primeiro semestre de 2026. O acordo foi firmado entre a empresa Lion Mining, instalada em Piripiri, e a Companhia do Porto Piauí. A exportação do metal terá como destinos a China, o México e os Estados Unidos.
De acordo com o governador Rafael Fonteles, o novo canal de exportação do estado servirá para agregar valor ao minério dentro do próprio Piauí.
“Acreditamos que todo esse minério de ferro será exportado pelo nosso Porto Piauí. Parte dele terá agregação de valor no próprio estado, possibilitando um processo de industrialização dentro do Piauí”, afirmou.
Rafael Fonteles destacou que a operação deve aumentar a oferta de emprego e renda, além de acelerar o processo de industrialização no estado.
“Teremos a primeira exportação através do Porto Piauí já em 2026 e também a industrialização desse minério no próprio estado, gerando bens de maior valor agregado e, portanto, mais oportunidades para a nossa população”, disse.
No primeiro semestre deste ano já houve um treinamento entre a empresa de mineração e a Companhia do Porto Piauí para verificar as melhores rotas para o escoamento do ferro até a chegada ao porto. (O Dia)