PUBLICIDADE

Mídia brasileira já admite fracasso do plano econômico de Milei

Crise política e econômica se agrava na Argentina com escândalo de corrupção, derrota em Buenos Aires e crescente desconfiança dos mercados

247 – O programa econômico do presidente da Argentina, Javier Milei, enfrenta uma encruzilhada. Reportagem publicada neste domingo pelo Estado de S. Paulo mostra que, diante da queda de aprovação do governo e da crescente incerteza do mercado financeiro, as eleições legislativas nacionais de outubro serão decisivas para definir se o líder argentino conseguirá avançar com suas medidas de choque. Até lá, a população segue em compasso de espera, mergulhada em recessão e perda acelerada de direitos sociais.

A crise se intensificou após o escândalo envolvendo Karina Milei, irmã do presidente, acusada de cobrar propina de indústrias farmacêuticas. A denúncia atingiu em cheio a credibilidade do governo e colocou em xeque a confiança dos investidores internacionais no futuro do país.

No início deste mês, Milei sofreu uma dura derrota na eleição local da província de Buenos Aires, o maior colégio eleitoral argentino, e perdeu batalhas importantes no Congresso. O apoio de governadores mais moderados também se encontra estremecido, enquanto a economia dá sinais de estagnação, desmentindo as promessas de rápida estabilização feitas durante a campanha.

Analistas citados pelo Estado de S. Paulo apontam que o “plano motosserra” não apenas falhou em gerar crescimento, como agravou a instabilidade política e econômica. Com a combinação de recessão, inflação persistente e escândalos de corrupção, o governo Milei vive seu momento mais frágil desde a posse.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS