
© AP/1715 Fleet – Queens Jewels, LLC
Mais de 1.000 moedas de prata e ouro, que se acredita terem sido cunhadas nas colónias espanholas da Bolívia, México e Peru, foram descobertas durante este verão na costa atlântica da Florida, anunciou esta semana a 1715 Fleet – Queens Jewels LLC.
Não é a primeira vez que o local revela um tesouro.
Ao longo dos anos, milhões de dólares em moedas de ouro da frota de 1715 foram encontrados por mergulhadores e caçadores de tesouros numa área costeira que se estende de Melbourne a Fort Pierce.
As datas e marcas da casa da moeda ainda são visíveis em algumas das moedas recentemente recuperadas, disse a empresa de salvamento, um benefício para historiadores e colecionadores que esperam obter mais informações sobre o tesouro perdido.
“Esta descoberta não se refere apenas ao tesouro em si, mas às histórias que ele conta”, afirmou Sal Guttuso, diretor de operações da empresa de resgate, em comunicado. “Cada moeda é um pedaço da história, uma ligação tangível com as pessoas que viveram, trabalharam e navegaram durante a Idade de Ouro do Império Espanhol. Encontrar mil delas em uma única recuperação é algo raro e extraordinário.”
De acordo com a lei da Flórida, qualquer “tesouro” ou outros artefatos históricos “abandonados” em terras ou águas pertencentes ao estado pertencem ao estado, embora os escavadores possam ser autorizados a realizar “serviços de recuperação”. A lei exige que cerca de 20% dos materiais arqueológicos recuperados sejam retidos pelo estado para coleções de pesquisa ou exibição pública.






