
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, cumpre agenda oficial em Teresina neste sábado (13/9). Na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), será assinado o termo de adesão entre o MDS e a Uespi para o Programa Acredita no Primeiro Passo, iniciativa voltada à promoção da inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O programa prevê ações de qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo, ampliando oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade. Na ocasião, também será anunciada a liberação de recursos para um projeto de qualificação voltado a povos tradicionais nos municípios de Piripiri, Lagoa de São Francisco, Paquetá e Queimada Nova, com foco em empreendedorismo e empregabilidade.
Além disso, será formalizado o recebimento de três veículos adquiridos por meio de convênio entre a Fundação Universidade Estadual do Piauí (Fuespi) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os recursos, na ordem de R$ 500 mil, foram destinados pela então deputada federal Rejane Dias.
Fortalecimento da agricultura familiar
Ainda na capital piauiense, o ministro visitará a fábrica D’Corthes, na zona norte de Teresina, especializada no beneficiamento de carnes de suínos, caprinos, ovinos e bovinos provenientes de agricultores familiares. O empreendimento recebe os produtos das associações de pequenos produtores, agrega valor e contribui para o fortalecimento da agricultura familiar no estado.