PUBLICIDADE

Matrículas nos cursos EAD ultapassam as dos cursos presenciais

Os dados são do Censo da Educação Superior, divulgados pelo Inep na tarde desta segunda-feira / (crédito: Divulgação/Ascom/Inep)

Pela primeira vez, as matrículas nos cursos de graduação ultapassaram o número registrado nos cursos presenciais. É o que revela o Censo da Educação Superior de 2024, divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Segundo os dados, entre os 10 milhões de estudantes matriculados no ensino superior, 5,2 milhões encontram-se matriculados na modalidade EAD, contra cerca de cinco milhões na modalidade presencial.

“A educação a distância criou condições de participação na educação superior de um público que teria dificuldades de frequentar presencialmente devido ao trabalho durante o dia. É a possibilidade de trazer uma população que já está inserida no mundo do trabalho para frequentar a educação superior”, disse Manuel Fernando Palacios da Cunha e Melo, presidente do Inep.

Evasão aumenta

Apesar de o número de matriculados ter ultrapassado os 10 milhões pela primeira vez, 17,5% dos estudantes que ingressaram no ensino superior em 2023, evadiram em 2024, 1,5% a mais do que no ano anterior. O diretor de estatísticas educacionais do Inep, Carlos Moreno, falou também a respeito do avanço da taxa de evasão no ensino superior: “Acredito que está relacionado ao aumento de ingressantes na modalidade EAD, a taxa do ensino presencial é estável, porém o ensino a distância é mais fácil de evadir, de acordo com as estatísticas”.

Na ocasião, foram apresentados resultados detalhados e ampla análise de estudantes das instituições de ensino superior brasileiras. Ainda segundo o censo, cerca de 8,1 milhões de estudantes encontram-se na rede privada de educação, com percentual de 3,2% de aumento em relação ao ano anterior. Já na rede privada, estão matriculados cerca de dois milhões de alunos, número que manteve-se quase inalterado no mesmo período.

Rede federal de ensino

Além disso, ao longo da apresentação, foi revelado que pelo terceiro ano consecutivo a rede federal de educação apresenta redução no número de alunos, uma queda média de 1,02% ao ano no período de 2021 a 2024. Neste ano, discentes da rede federal, representam 64% das matrículas da rede pública, o que significa cerca de 1,3 milhão de estudantes ao total. Cerca de 90% das instituições do país são particulares e totalizam quase 80%  das matrículas da graduação, sendo responsáveis por mais de 8 milhões de estudantes.

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Siperior (Abmes) avalia que os dados do Censo reforçam, mais uma vez, a força do setor privados para o acesso à educação superior. Para o diretor-presidente da Abmes, Janquiê Dinz evidencia a responsabilidade que o setor tem na construção do país, inclusivo e preparado para os desafios do futuro.

Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo da Educação Superior constitui-se como importante instrumento de obtenção de dados para a geração de informações que subsidiam a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas, além de ser elemento importante para elaboração de estudos e pesquisas sobre o setor. O Censo coleta informações sobre as Instituições de Educação Superior (IES), os cursos de graduação e sequenciais de formação específica e sobre os discentes e docentes vinculados a esses cursos.

Durante a fala do Diretor, a baixa entrada da população PPI (preto, pardo e indigena) foi destacada. Cruzando os dados entre os estados que mais formam estudantes PPI no ensino médio, e os que mais aderem ao ensino superior, revela-se uma assimetria total. Por exemplo, o estado de Roraima é o terceiro que mais forma alunos no ensino médio levando em conta raça e cor, com uma taxa de 86% dos estudantes. Entretanto, figura em último como o estado que menos possui inscrições no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em relação a alunos já formados no ensino médio.

correioweb

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS