PUBLICIDADE

Maior porta-aviões dos EUA chega perto da Venezuela

Foto: Gerard Bottino/SOPA Images/LightRocket via Getty Imagens)

O maior porta-aviões dos Etados Unidos e do mundo, o USS Gerald R. Ford, chegou ao Comando Sul dos Estados Unidos, no Oceano Atlântico, ao lado da América Latina. O “gigante dos mares” de propulsão nuclear teria chegado nesta terça-feira (11/11), em meio à escalada de tensões com a Venezuela. A informação foi confirmada pelo deputado do Comitê de Serviços Armados dos EUA, Carlos Gimenez.

“Desde o Congresso dos Estados Unidos, podemos confirmar que nosso porta-aviões maior, o USS Gerald R. Ford, ingressou na área de controle do Comando Sul no Atlântico, para se incorporar ao esforço militar contra o Cártel de los Soles. Força e fé”, escreveu, no X, Carlos Gimenez,

De acordo com o Departamento de Guerra, a ordem do envio do USS Gerald R. Ford vai de encontro à diretriz do do presidente dos EUA, Donald Trump, de combate ao “narcoterrorismo”. O Gerald possui 333 metros de comprimento, largura de convés de voo de 78 metros, altura de 40,8 metros e navega a até 30 nós, cerca de 55 quilômetros por hora (km/h) e se junta a outros navios de guerra na 4ª Frota da Marinha dos EUA .

Desde agosto, o país norte-americano empreende ofensivas navais com navios de guerra montando um “cerco” próximo à Venezuela, em águas internacionais do Caribe, sob a justificativa de combater o narcotráfico. Com suporte de caças F-35 que monitoram a região, os EUA bombardeiam embarcações na rota marítima e já mataram mais de 70 pessoas, alegando que são “narcoterroristas”.

Além deste avanço militar nas imediações da Venezuela, Trump autorizou a Agência Central de Inteligência (CIA) a realizar “ações letais” em solo venezuelano, com o objetivo de intensificar uma campanha contra Maduro, para retirá-lo do governo da Venezuela. Em uma entrevista na Casa Branca, Trump chegou a afirmar que Maduro havia oferecido riquezas do país em troca de uma “trégua”, no entanto, o líder norte-americano discordou.

Conforme a Marinha dos Estados Unidos, o porta-aviões pode transportar até 90 aeronaves. Os modelos das aeronaves que podem ser operadas na unidade incluem os caças F-35 Joint Strike Fighter, o F/A-18E/F Super Hornet, o E-2D Advanced Hawkeye, a aeronave de ataque eletrônico EA-18G Growler, helicópteros MH-60R/S, bem como veículos aéreos e de combate não tripulados.

Metrópoles

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS