PUBLICIDADE

Lula deve escolher dois ministros para o STM em meio a julgamento de Bolsonaro e oficiais

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá a responsabilidade de indicar mais dois ministros para o Superior Tribunal Militar (STM) até o fim de 2025. As vagas serão abertas com as aposentadorias compulsórias dos ministros Marco Antônio de Farias (Exército) e Odilson Sampaio Benzi (Aeronáutica), que completam 75 anos em outubro e novembro, respectivamente.

As novas nomeações chegam em um momento particularmente sensível para a Corte, que pode ter de analisar, em breve, a perda de patente do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros oficiais-generais condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo sobre a tentativa de golpe de Estado.

Pela Constituição, após a condenação definitiva no STF, caberá ao STM julgar se os militares envolvidos são “indignos” ou “incompatíveis” com o oficialato, o que pode resultar na cassação de suas patentes e privilégios das Forças Armadas. Entre os condenados estão, além de Bolsonaro, nomes de peso da cúpula militar como Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Almir Garnier Santos.

Desde o início de seu terceiro mandato, Lula já havia preenchido outras duas cadeiras na Corte, indicando Guido Amin Naves e Verônica Sterman. Agora, terá mais duas escolhas que podem influenciar diretamente no equilíbrio do tribunal no momento em que ele pode se debruçar sobre o futuro de militares de alta patente envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

As indicações de Lula ainda passarão por sabatinagem no Senado Federal, onde precisarão de maioria absoluta para serem aprovadas. A expectativa é que os nomes escolhidos pelo presidente sejam divulgados até o fim do ano.

Enquanto isso, cresce a atenção política e institucional sobre o STM, que pode se tornar palco de uma das decisões mais simbólicas da história recente do Brasil: a eventual cassação das patentes de um ex-presidente da República e de generais das Forças Armadas condenados por atentado à democracia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS